PENSAMENTO

Os políticos actuais em Portugal precisam de pessoas estúpidas para que possam continuar a serem eleitos

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Civismo!? O que é isso?

Começo esta mensagem por abordar a definição de civismo: “O termo civismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos.” Pois bem, todos os dias vejo falta de civismo...e não tem nada a ver com aquela frase típica: “os jovens de hoje em dia não têm respeito nenhum” (ainda no outro dia, um velho ao volante fez-me o gesto do dedo do meio com a maior das descontrações!); sou de opinião que não passa por uma questão de idades. Queria aqui partilhar algumas que vejo de entre dezenas:
1ª Aquela malta que vai para o café, agarram nos jornais e leêm aquilo de uma ponta à outra, durante mais de meia hora, e os outros querem só ver as gordas e nada! Querem ler o jornal comprem! É uma falta de respeito, agarrarem-se a um bem que não é deles, está lá para usufruto dos utilizadores do café. Se calhar, ao jeito do que se fazia antigamente para o pessoal não roubar o jornal, vamos ter de inventar um sistema de tempo por utilizador, como têm os cibercafés....
2ª Aquela malta que insite em andar na faixa da esquerda nas estradas! Vamos atrás deles, fazemos sinal de luzes, abrimos o pisca, buzinamos e nada, até que por fim lá temos de cometer a bela da infracção e ultrapassá-los pela direita...e eles na boa, com aquela cara de quem não está a fazer nada de mal, ou com cara de: “eu cheguei primeiro, vou aqui, daqui não saio e daqui ningém me tira”...tirem a carta a esta gente, por favor!
3ª Aqueles do estacionamento “à la gardere”; que param os carros a ocupar dois lugares, que atravessam o carro à frente do nosso e só o tiram no final do dia, que param o carro em plena faixa de rodagem para fazer qualquer coisa muito rápida que não vale a pena estacionar mas que quando voltam ao carro já têm o trânsito parado, enfim, uma série de artistas do volante que não respeitam nada!
Temos de respeitar os outros, procurar fazer as coisas mas sempre por forma a não incomodar os outros, ter consciência de que não estamos a prejudicar ninguém e acabar de vez com esta mentalidade do “estou-me nas tintas”.

5 comentários:

  1. é isso ai ,os jovens devian ler isso

    ResponderEliminar
  2. tens mesmo razao desta vez concordo

    ResponderEliminar
  3. O civismo é muito importante para o nosso desenvolvimento psicolologico todos nos temos de ter em mente que o civismo faz parte da nossa vida como respeitar as regras de sala de aula e muitas outras coisas portem-se bem!!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...