PENSAMENTO

Os políticos actuais em Portugal precisam de pessoas estúpidas para que possam continuar a serem eleitos

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Empresas a mais também não ajuda nada!

Tenho uma teoria que gostaria de aqui partilhar acerca das empresas portuguesas e contribuir, porque penso que faz sentido, já que sou de opinião que mesmo que não estivesse instalada a crise, muitas das nossas empresas estavam à mesma endividadas e por consequente os seus sócios, colaboradores e respectivas famílias.
Muitas das empresas resultam de uma cultura portuguesa, baseada no raciocínio típico: “estou farto de trabalhar para este gajo, ele é que ganha o dinheiro todo, tem isto e aquilo e eu é que ando aqui a trabalhar que nem um animal!”. O que segue este raciocínio é precisamente a ideia de fazer uma empresa, em busca da ideia generalizada e totalmente errada de abrir o negócio na segunda e sexta estar rico. Despedem-se da empresa, pedem 5.000€ ao banco e abrem a empresa. Depois ouvem falar pela primeira vez na vida em IRC, Segurança Social, Seguro de Acidentes de Trabalho, Contabilidade organizada e como é obvio as reacções não são mais do que:”O que é isso?!. Mas isso paga-se, é?!”. Pouco tempo depois não têm liquidez para cumprir com as obrigações legais e acabam por concluir que afinal abrir uma empresa e geri-la com sucesso não é para qualquer um e que os encargos são bastante elevados. Entretanto, já é tarde, devem dinheiro ao banco, à Segurança Social, às Finanças, não pagam salários e acabam por fechar o negócio. No entanto o efeito é duplo, já que a antiga empresa do patrão também sofreu as consequências, tem problemas de viabilidade económica, pelo facto de o ex-empregado ter levado os clientes para a sua nova empresa.
O rácio é o de que por cada empresa nova, pouco tempo depois fecham duas! Com isto, ficam endividados sócios, empregados e respectivas famílias.
É o que dá esta mentalidade do “chico esperto”! Deixem-se estar a trabalhar por conta de outrem, ás sextas feiras vêm para casa sem dores de cabeça, acrescentem valor à empresa onde trabalham e deixem-se de ideias sem fundamento ou pelo menos sem analisarem bem o mercado onde querem abrir negócio.

1 comentário:

  1. Olá, sou responsavel pelo Grupo PROVAVEL, gostariamos de ter o contato direto com vc via e-mail pois temos propostas para parcerias.

    Até mais...


    nosso e-mail: provavelnet@hotmail.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...